domingo, 18 de novembro de 2012

Suspense gótico- A menina que não sabia ler

Eu estava lendo esse livro, um dos melhores que já li, e resolvi expressar minha opinião sobre ele através de uma resenha. Tem spoiler, então, se não quiser saber o final e todos os mistérios desvendados, não leia! 


A história se passa na Nova Inglaterra, em 1891. Florence e Giles, vivem numa velha mansão, chamada Blithe. Lá eles convivem com os criados e com a sra. Grouse, a governanta. Florence não podia visitar a biblioteca da casa, pois seu tio a proibira de aprender a ler.
Ela visitava a biblioteca às escondidas. Aprendeu a ler perguntando a John (criado) o som das letras. A partir daí, Florence tem o seu próprio mundo em meio aos livros.
Acontece que Giles foi estudar em um internato, e nesse tempo Florence se sente sozinha, até conhecer Theo Van Hoosier, um garoto desajeitado que veio passar um tempo no campo por causa da asma.
Nas férias, Giles voltou pra casa, não voltaria mais pro internato por causa do seu desempenho social ou algo assim.
Então, sra. Grouse teve de contratar uma preceptora, que acabou por ser a srta. Whitaker. Florence não gostava nem um pouco dela, por isso, foi revelado mais adiante que ela teria matado a srta.
Então, foi contratada outra preceptora, a sra. Taylor. Florence via algo familiar nela, e pensava ser o fantasma da srta. Whitaker querendo se vingar dela.
A questão é que Florence relata vários acontecimentos anormais, fantasmagóricos. Será que era imaginação dela? Ela relata de uma forma tão real, que é difícil acreditar que era apenas sua imaginação. Ela via a preceptora andando sobre as águas, via dentro de espelhos...
Sra. Taylor ia levar Giles embora, e Florence logo percebeu isso encontrando as duas passagens. Mas por que a preceptora faria isso?
Florence tinha que impedi-la! Ela faria qualquer coisa pra não deixar que ninguém leve embora seu irmãozinho.
A sra. Grouse sofreu um acidente e, levando em consideração a nossa hipnotização pelo que Florence disse sobre a maldade da sra. Taylor, fiquei a pensar que a preceptora realmente causou esse acidente.
Os criados foram visitar a governanta e deixaram as crianças com a sra. Taylor.
Aconteceu que Florence matou a preceptora. E, como Theo viu o acontecimento, Florence o deixou morrer sem ar porque sabia que ele não manteria o segredo. Ela acabou sendo um tipo de psicopata, fria, orgulhosa e culpada acima de tudo.
A garota achou uma foto, uma que ela conhecia bem, mas tinha visto sem a cabeça da mulher. Lembrou-se da foto. Sabia que era Giles no colo dela. Então veio à sua mente a verdade: Sra. Taylor era mãe de Giles.
A aparência conhecida era em harmonia com a de Giles, não com a da srta. Whitaker. A imaginação e a culpa revirou seus sentidos.
Mas o livro deixa a desejar... Fiquei sem saber quem é o tio de Florence, e por quê a proibira de ler.
No mais, o autor soube aplicar suspense (e muito suspense!), e soube construir a história de forma que o leitor identificasse a moral da história.


Resenha na minha página do SkoobAqui

2 comentários:

  1. Esse livro é tão bem falado que cada vez que leio uma resenha, sinto mais vontade de comprá-lo.

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir