sábado, 13 de julho de 2013

Resenha: "P.S. Eu te amo"

Holly acabou de perder Gerry, seu marido, para um tumor cerebral. "Gerry havia partido para nunca mais voltar. Era a realidade. Ela nunca mais passaria os dedos por seus cabelos macios, nunca mais dividiria com ele uma piada à mesa de um jantar com amigos, nunca mais reclamaria para ele quando chegasse em casa depois de um dia duro de trabalho, carente de um abraço, nunca mais dormiria na mesma cama que ele, nunca mais acordaria com o ataque de espirros dele de manhã, nunca mais riria com ele até a barriga doer, nunca mais brigaria com ele para decidir de quem seria a vez de se levantar e apagar a luz do banheiro. Só restaram um monte de lembranças e a imagem do rosto dele que se tornava mais vaga a cada dia".

Estava em seus meses de luto quando sua mãe, Elizabeth, ligou dizendo que havia chegado um pacote pra ela e que nele estava escrito: "A Lista". Acontece que, antes de morrer, Gerry havia escrito 10 cartas, uma para cada mês. Dentro do pacote, havia uma folha solta em meio aos pequenos envelopes:

Minha amada Holly,
Não sei onde você está e onde exatamente está lendo isto. Só espero que esteja bem. Você me disse a pouco tempo que não conseguiria continuar sozinha. Mas você consegue, sim, Holly.  
Você é forte, corajosa e vai conseguir passar por isso. Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida... Você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras. 
Obrigado por me dar a honra de ser minha esposa. Por tudo, sou eternamente grato.
Sempre que precisar de mim, saiba que estarei com você.
          Amor eterno, de seu marido e melhor amigo, 
Gerry
P.S. Prometi que faria uma lista, então aqui está. Os próximos envelopes devem ser abertos exatamente no mês certo. Obedeça. E lembre-se de que estou cuidando de você, por isso vou saber...

Gerry escreveu escondido as 10 cartas para ajudá-la a se recuperar do luto. A marca de suas cartas foi o final delas, no qual ele sempre escrevia: "P.S. Eu te amo". "Holly não teve que se preocupar em tomar todas as grandes decisões, pois Gerry já as havia tomado por ela. Ele a estava ajudando, e, pela primeira vez, Holly sentiu que também o estava ajudando".

Holly sentia falta de Gerry, muita falta. "Torcia para que Gerry soubesse que suas palavras tinham sido ditas apenas por raiva e que elas não refletiam seus verdadeiros sentimentos. Ela se torturou pelas vezes que agira de modo egoísta, saindo com os amigos nas noites das discussões em vez de ficar em casa com ele. Repreendia-se por ter se afastado de Gerry quando deveria ter ficado perto, pelas vezes em que passou dias de cara virada em vez de perdoá-lo [...]. Queria voltar no tempo e corrigir todos os momentos em que sabia que ele se irritara e a detestara. Queria que todas as lembranças fossem de coisas boas, mas as coisas ruins sempre voltavam para assombrá-la e todas foram uma grande perda de tempo". A dor de Holly era esmagadora, até pra mim. Ela via todas os sonhos dela indo por água abaixo e tudo o que temia vindo à tona. "Não queria mais ficar sozinha [...]. Só queria Gerry de volta e não se importava com mais nada. Não se importava se ele voltasse e eles discutissem todos os dias, não se importaria se eles não tivessem dinheiro e nem casa. Só queria ele". 

Ela via a vida das suas amigas andando pra frente e ficava feliz e enciumada ao mesmo tempo. Feliz por Denise se casar e por Sharon estar grávida, mas enciumada porque a sua vida era a única que não ia pra frente pois continuava apegada a Gerry, às mensagens que ele havia deixado pra ela. Ela precisava dele, sentia falta de tudo o que ele fazia quando ela acordava, quando ela estava triste, quando era seu primeiro dia de trabalho... Sentia falta das brincadeiras, das conversas... de tudo! E não conseguia se desapegar das coisas dele, e das suas cartas. "Quando Gerry era vivo, ela vivia por ele e, agora que ele estava morto, ela vivia pelas mensagens que ele havia deixado". Mas Gerry escreveu uma coisa a ela, uma coisa muito importante: "Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras". Sua vida estava tomando outro ritmo graças às cartas de Gerry. Vocês não sabem o quanto desejei a ela uma vida ótima como a de suas amigas! Holly parecia tão feliz em alguns momentos, mas tão triste em outros... Foi triste de se ler. Ela foi superando a morte de Gerry pouco a pouco, com a ajuda dele. Seria desumano da minha parte se dissesse o que havia nas cartas, portanto, não direi. Terão que descobrir sozinhos.

Ok, mas o livro não é tão triste assim! Cecelia Ahern sabe como deixar um livro engraçado e dramático ao mesmo tempo. A dor de Holly é retratada de uma forma detalhadíssima, e eu acabei me envolvendo com ela, na dor dela, nas esperanças, medos, dúvidas e tudo o mais. Foi uma ótima narrativa em 3 pessoa, mas senti falta dos detalhes. Cecelia Ahern deixou a desejar. Os detalhes que ela deu não foram o suficiente pra eu formar os personagens e ambientes na minha cabeça. Mas, fora isso, A-M-E-I a história, principalmente por ela não ter tido um final previsível. Quer dizer, em parte teve, sim, um final previsível; em parte não. Agora o que todos querem saber: A moral. Bem, a moral: é que não devemos parar de viver porque um ente querido morreu. Ele morreu mas não levou os batimentos cardíacos da sua vida, ok? Guardar as lembranças que teve, mas não ter medo de criar outras e de voltar a viver. Acho que essa é a principal lição. E eu espero que, terminada a narrativa, Holly tenha achado uma vida maravilhosa, ao lado de alguém que ela ama. Na minha imaginação, sim, ela teve um final feliz, com dois filhinhos e um cara legal que a ama. Ela merece.


P.S. AH, e fiquei sabendo que transformaram em filme, né? Vou assistir qualquer dia desses. Se mudarem a história, eu processo o filme!


2 comentários:

  1. O filme é lindo, mas estou louca pra ler o livro!
    Beijos
    http://thesongoftheletters.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo que o filme não tem nada a ver com o livro. kk O LIVRO É MIL VEZES MELHOR!!! Recomendo total ;)
      Beijos

      Excluir