domingo, 22 de setembro de 2013

"Extraordinário"- R J Palacio

"Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior".


August Pullman, ou Auggie, é um garoto que nasceu com uma doença rara. Uma síndrome genética que lhe causou uma séria deformidade irreparável no rosto. Vive com seu pai (Nate), sua mãe (Isabel), e sua irmã Via (Olivia). É um garoto inteligente, divertido, fã de Star Wars. Sua família é formada por pessoas bonitas, mas Auggie era uma raridade.

Desde pequeno, ele recebia aulas de sua mãe em casa, mas agora seus pais tinham decidido matriculá-lo numa escola de verdade. Mas seria um desafio. Auggie não costumava sair muito de casa, e, quando saía, as pessoas o olhavam como se ele fosse uma aberração, levavam um susto, ficavam surpresos, ou com pena. Mas, enfim, lá vai August pra escola. Todos os olhares se voltando pra ele com horror, desprezo... E o interessante é que ele percebia cada sinal de surpresa, horror de cada pessoa que o olhava, mesmo que fosse por um milésimo de segundo. E sempre há os idiotas e preconceituosos, aqueles que amam fazer brincadeirinha tolas e infantis. Que é o caso de Justin, que é daquele tipo riquinho, mimado e "popularzinho", sabem? Mas August não ligava para as gozações e os diferentes modos como as pessoas reagiam à sua aparência. Ele não deixava que essas coisas o incomodasse. 

Apesar de não se importar, houve uma parte do livro na qual ele começou a chorar perguntando à sua mãe sobre o porquê de ele ser feio. Apesar de ser tão forte, ele tinha momentos de fraqueza.

O livro é dividido em partes. Em cada parte uma pessoa narra seu ponto de vista, e todos eles estão interligados a August, diretamente ou indiretamente. Quando eu estava lendo uma parte que tal pessoa narrava e passava a bola pra outro narrador, eu ficava LOUCA de curiosidade pra saber a conclusão de seu pensamento.

Um garoto andando em meio à sociedade perfeccionista tentando mostrar que, apesar de sua aparência ser diferente, ele igual a todo mundo, comum, com os mesmos desejos, sonhos, ambições. Ele conquistou pessoas pelo seu jeito de ser, por ser inteligente, divertido, e uma boa pessoa. Conquistou pessoas que não se importavam que ele tinha os olhos na bochecha e que um era mais abaixo que o outro, não se importavam com o fato de que suas orelhas pareciam punhos fechados. Levaram em conta as suas qualidades.


"Extraordinário" é realmente um livro extraordinário, assim como August.Confesso que chorei em algumas partes, e AMEI o livro! :) Conviver com a sociedade o fez crescer, aprender lidar com diversas situações, e ensinar aos outros que a beleza não está por fora. A história criada por R J Palacio é fictícia, mas está mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Acho que o que ela quis ensinar é que pessoas que possuem alguma diferença, alguma coisa que não vai de encontro com o perfeccionismo social devem encarar a sociedade, não ligar pra algumas gozações, conquistar pessoas pelo seu jeito de ser (mas se vc é funkeiro, tem mente suja, só fala merda, e ainda tem uma deformidade, pode esquecer). Porque um dia aqueles que foram gentis e amigos vão ser recompensados e aqueles que zoaram da sua aparência, vão estar te aplaudindo.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo".

2 comentários:

  1. Desde que esse livro lançou eu tenho curiosidade pra lê-lo, me parece extremamente fascinante e encantador e está na minha listá de desejado há tempos.
    Uma história que nos ensina que não importa o que a sociedade exige, principalmente se tratando de rótulos, mas sim seu caráter. Uma lição de vida.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Vc não vai se arrepender ;) É óóótimo!
      Obrigada por visitar meu blog :D
      Beijos

      Excluir