sábado, 22 de junho de 2013

Ficção e seus contras

Eu sempre fui uma pessoa que gosta de ler romance, aventura, e ficção em geral. Acho que 31 em cada 30 livros que eu tenho são ficcionais. Ano passado, minha antiga professora de redação me aconselhou ler menas ficção, pois quando aquela história super emocionante e perfeita acaba, e a gente olha ao nosso redor, levamos aquele "choque" da realidade. Porque um galã de cinema não se apaixonará por você da noite pro dia; sátiros, deuses e o Acampamento Meio-Sangue não existem; há apenas 0,0000000000000001% de chance de aquela cena de "esbarrei-com-um-garoto,-meus-livros-caíram,-ele-me-ajudou-a-recolher-as-coisas-e-nos-apaixonamos" acontecer; humanos que viram lobos e vampiros não existem; enfim, quase nada do que acontece nos livros de ficção aconteceria na realidade. Agora darei um tempo para você absorver essa triste informação.

Não basta ter a completa noção de que essas coisas não existem, pois, uma hora ou outra você pára e pensa no quanto a sua vida tá uma merda (desculpem o meu vocabulário) e aí seus pensamentos te levam a um universo mais legal que é, nada mais, nada menos, que AQUELE livro. Nossa, como tudo naquele livro é perfeito! Se eu estiver triste, aparece um dragão e me leva pra Disney; se eu sofrer de amor platônico, a autora o leva a se apaixonar por mim, e assim vai... Aí você olha pra sua vida, comparada àqueles livros, e vê que é quase tudo ao contrário, que a vida nos livros é melhor, é legal, é "show". 

Nunca tinha pensado nisso e, depois que a minha professora me disse aquilo, eu nunca mais esqueci. Primeiro pensei: "caramba, nada ver essas 'paradas' aí, todo mundo sabe que ficção é ficção, então não prejudica em nada". Mas cheguei à conclusão que sim, isso prejudica de alguma forma. Algumas pessoas até enlouquecem procurando o mundo que há dentro dos livros, e outros se contentam em praticamente sair desse mundo e viver com o nariz enfiado nos perfeitos mundos ficcionais. Claro que uma "ficçãozinha" de vez em quando não faz mal. Como sempre, o que prejudica é o exagero. 

Existem bons livros de ficção, com uma moral maravilhosa e etc. Mas não apenas os livros de ficção têm universos bonitos; o mundo está repleto de histórias e depoimentos maravilhosos!, basta saber escolher. Afinal, ninguém quer acabar por procurar o mundo perfeito em um hospício qualquer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário